quinta-feira, 23 de outubro de 2008

resto do pp que estava faltando

5.21- Pág. 12- Avaliação como S, P, NS

Monitor é aquele que toma conta de um grupo de alunos, para orientá-los no estudo. Como o aluno está inserido num contexto, a função do monitor pode ir para além das paredes da escola.Ele acompanha permanentemente o processo de constituição do aluno como sujeito de sua aprendizagem que vai além do que se aprende na escola; o grupo é composto por alunos de séries diferentes no grupo de monitoria, as atividades têm como objetivo principal o exercício dos princípios de autonomia, responsabilidade e solidariedade.
Cabe ao monitor ser o incentivador das atividades escolares dos alunos dentro e fora da escola, acompanhar os alunos em suas dificuldades e até para além da escola, ajudar o seu grupo a tornar se um grupo de auto ajuda que extrapole os muros da escola, dar e garantir a fala do aluno.Para monitorar não é necessário saber os conteúdos mas os objetivos do Ensino Fundamental, das áreas do conhecimento e das disciplinas a serem traçadas pelo professor a partir das necessidades e interesses dos alunos.

5.2.1.1 Pág.13 – Objetivos
Oportunizar aos alunos, professores e voluntários a convivência com os alunos de todas as séries do mesmo período:
1- Extrapolar o ambiente da sala de aula de forma que os alunos, professores e voluntários sintam-se inclusos na EMEF Presid. Campos Salles e na comunidade de Heliópolis e São João Clímaco;
2- Propiciar aos componentes do grupo espaço para que vivenciem os princípios da autonomia, responsabilidade e da solidariedade;
3- Contribuir para que os componentes do grupo valorizem a si mesmos, seus professores e demais funcionários da escola;
4- Aproximação da Educação formal e da Educação informal;
5- Facilitar a superação da mentalidade que vê a criança como um ser incompleto e a apropriação da mentalidade que a vê como um ser integral e que portanto é capaz de tomar decisões,organizar –se individual e coletivamente para aprender e viver por todos os adultos que com ela convive;
Realização das atividades de pesquisa: p.14
1- Pesquisa – Será preparado um questionário pelo coletivo dos professores, com o objetivo de conhecer a realidade das famílias dos alunos.O monitor e o seu grupo visitarão as famílias de todos os alunos de sua monitoria para contato e também para responder ao questionário.Após o preenchimento do questionário por todas as monitorias, será feita a tabulação e a interpretação dos dados.esta pesquisa é fundamental para a construção do currículo da EMEF. Presid. Campos Salles.
2- História de vida – na comunidade de Heliópolis há muitas pessoas idosas e desempregadas que vivem praticamente isoladas.Precisam interagir, mas ninguém as procura.Os monitores incentivarão os alunos a procura-lás para virem à escola contar a sua história na monitoria.Os alunos estarão orientados
Para facilitarem o relato. A história deve seguir o seguinte roteiro: infância, adolescência, juventude, e velhice quando for o caso. O principal objetivo e oferecer referenciais para que o aluno se constitua como sujeito autônomo, responsável e solidário.
5.3 – Pág. 15 - Organização Didática:
5.3.1 Áreas de conhecimento
Uma das propostas do projeto e referência “Escola da Ponte” é a derrubada das paredes físicas que separam as salas de aula. A EMEF. Pres. Campos Salles em 2006 começou a derrubar as paredes, que separam as disciplinas ou matérias, com o objetivo de evitar a fragmentação dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares, as disciplinas foram agrupadas por áreas de conhecimento definidas como:

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