quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Fichamento pedagogia da vida cotidiana -cezar munhoz

Pedagogia da Vida cotidiana -Cézar Munhoz Fichamento

“Uma naçaõ é democrática na medida que seus cidadãos participam especialmente em nível comunitário.A confiança e a competência para participar devem ser adquiridas gradativamente com a prática...”p.8

Quer dizer que uma sociedade só torna-se democrática aos poucos , contando com a participação de todos.

“Participação cidadã”é sinônimo de partilha das decisões que afetam a própria vida do individuo e da comunidade”p.9
Para termos uma escola cidadã, portanto necessitamos da participação de todos .

“...Seria importante estar atentos, observar e analisar, ao longo de nossa vida cotidiana em nível íntimo, pessoal, familiar e profissional, as diversas situações em que nos encontramos, compartilhando espaço-tempo com outras pessoas, participando em nosso bairro, em nossa cidade, realizando e apresentando uma proposta de anteprojeto profissional, transformando-a em projeto em colaboração com outras cidades ou cidadãos....”p.37

O autor nos relata que podemos articular nossas experiências práticas com nossa vida escolar, e que inclusive isto seria muito bom para o melhor funcionamento da nossa prática social.

“Cidades onde o ato de educar não seja exclusivamente atributo á escola, a universidade, á família, mas onde se incorpore a comunidade, o tempo livre...”p.41

O ato de ensinar de educar não deve ser somente atribuição da escola, mas sim da sociedade como um todo, o que melhoria e muito no desempenho e na qualidade deste aprendizado.

“Outra escola, outra educação possível, ainda mais progressista, em mais estreita comunicação coma vida, coma comunidade, com o bairro, com a cidade, o país e o mundo...’P.45

“Outra participação cidadã possível, com um enfoque concreto, honesto, profundo de participação social entre gerações, particularmente da infância, da adolescência e da juventude que não seja demagógico, que não endeuse as crianças, adolescentes e jovens e culpabilize o adulto...”p.45

Uma proposta de educação social , aonde todos sejam importantes tenham papel de destaque e características próprias, independente de idade, sexo e etnia.

“Quer dizer o cotidiano, os diversos momentos do dia- podem transformar-se em mediações que oferecem objetividade, surrealismo consistência, ás diversas relações que uma educadora, um educador podem realizar...”p.52
ou seja , através de ações que ocorrem no nosso dia a dia é possível estabelecer relações entre a teoria que ocorre na escola articulada com o que acontece na prática vivenciada por alunos, professores , facilitando portanto a compreensão do conteúdo por parte dos alunos.

“A mediação educativa é uma realidade concreta, situada entre a outra, o outro(individuo, grupo ou comunidade) que oferece consistência, objetividade e realismo á relação de convivência que se dá entre as duas partes que protagonizam a vida cotidiana...”p.52

“Sugiro como conceito de educação positiva aquela que leva em conta não apenas o saber do profissional, do adulto(fruto de estruturas de memória) e as vivÊncias da criança, adolescentes e jovens, mas também aquela que incorpora ainda como elementos imprescindíveis o saber da infância, da adolescência e da juventude(fruto de suas idéias novas, “primeiras”, de sua capacidade de imaginar, criar e a vivência do profissional, do adulto...p55

devemos dar importÂncia para os saberes dos alunos, suas experiências e tentar articular com a teoria, encontrando portanto um melhor significado do conteúdo para eles .

“Evidentemente, sempre considerando que a vida é dinâmica, que cada ser humano é peculiar, é filho de sua história, ou seja, é diferente dos outros, e por isso você sempre terá de conciliar as intervenções e a ordem em que elas ocorrem ao ser humano muito concreto que tem diante de si, inclusive consigo mesmo...p99

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