“Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte do coletivo da escola, incluída a comunidade e os próprios alunos.” P.5
“2- Das finalidades do Ensino Fundamental
1-Compreensão da cidadania como participação social, cultural e política, e exercício de direitos e deveres, oportunizando desde as séries iniciais .
2- Desenvolvimento da capacidade de aprender(construção de conhecimento e da natureza humana a curiosidade para explorar, conhecer, questionar e transformar o mundo).P.8”
A) Domínio
-da leitura e da escrita através da sua função social.
(....)
C) Construção
- de valores e atitudes
- de auto estima positiva
-da capacidade de ser feliz (capacidade de promover sua felicidade e a do outro)
- do fortalecimento dos laços da solidariedade humana (inclusive o repúdio a todo tipo de discriminação e injustiças)
- dos princípios éticos
- da responsabilidade e da autonomia.
- da tolerância* recíproca em que se assenta a vida social.
- do reconhecimento e do respeito para com a diversidade( etnia, cultural e de gênero)
* Tolerância segundo Michaelis:é o direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou opostas as nossas.. P.8-9
4.0 Escola e comunidade-caracterização p.9
4.1-Recursos Físicos
A EMEF Campos Salles, está instalada num prédio de boa construção, acaba de passar por uma reforma parcial.Conta com 12 salas de aula, 2 salas de professores, sala de secretaria, sala de direção, sala de leitura, sala de SAP e rádio, sala da coordenação, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de educação física, almoxarifados, dispensa, cozinha, sanitários, para alunos e professores, depósito, amplo pátio coberto, jardins(externo ao prédio)quadra poliesportiva, áreas livres.Salas amplas como os corredores, e as escadarias.
A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e comunidade visando a preservação do prédio escolar.
4.2 A Clientela
Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve . Conhecer a comunidade em que está inserida ( e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades – formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo ainda os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor enserção no ambiente social. P.9
“É significativo o número de alunos que vivem com avós, ou ficam sob a guarda de irmãos mais velhos, ou tentam pleitar uma vaga no: Núcleo Sócio-Educativo – NSE, Parceiro da Criança, creches e outros, porque a mãe necessita trabalhar para sustentar a família.
As famílias por sua vez são numerosas e dos pais que trabalham, pelo menos a metade não constitui mão-de-obra especializada, trabalhando como operários ou na informalidade gerando consequentemente uma faixa de rendimento baixa.” P.9
Cidadania uma questão de sobrevivência
5.12-A escola como centro de liderança
com a pretensão de ser neutra a escola pública, acabou abdicando-se da liderança que havia de exercer na comunidade em que atua.Passou a trabalhar então com um aluno descontextualizado, atuando isoladamente , a escola não é capaz de romper com os roteiros previamente estruturados , com a repetição, com a exclusão social, com os mecanismos da construção psico-social da subalternidade. Como sair desse impasse?
A principio poderia se responder que essa empreitada é tarefa de todas as instituições, mas a escola deve se colocar a frente das demais, pois os educadores das escolas tem o privilégio de entrar em contato efetivo com toda a população, já que quase todas as crianças Brasileiras acessam a escola e através dela poderiam interagir com toda a sociedade.
O que se propõe de fato é o fortalecimento da relação escola-comunidade, onde a escola seria um centro de liderança comprometido com o saber e juntamente com as outras instituições e lideranças da comunidade, quebrariam as amarras que aprisionam a todas as estruturas sociais pré determinadas. P.10
5.1.3 Tudo passa pela Educação
Tudo passa pela educação quando o educador da escola é cidadão. Ele busca não só a mudança da escola, mas também a mudança da sociedade, juntamente com os outros agentes educativos que não estão dentro da escola. Sabe que a escola e a sociedade mudam juntas. Interage com o aluno contextualizado, pois é portador de uma visão de mundo que leva em consideração as estruturas políticas, econômicas, históricas e culturais que moldam os sujeitos. Ajuda o aluno a perceber que a sociedade não atende aos direitos referentes à vida, à saúde, à moradia, à alimentação, etc. Compromete os outros direitos, até mesmo o direito à educação.
O educador cidadão não fala bem ou mal da luta do povo pelos direitos, ao contrário, assume-a como sua, pois quer educar e ser educado na ação, com os outros, na busca da melhoria da qualidade de vida. Ele sabe que a educação de um povo é tarefa de toda a sociedade. Sabe também que a escola nunca foi e nunca será a única responsável no campo educacional e que ela só faz bem à parte que lhe cabe quando atua articuladamente com a comunidade suas instituições. P. 10-11
5.1.4-Relevância da participação da comunidade no Projeto Político Pedagógico
A proposta para o início do processo de desenvolvimento de uma metodologia de ensino, na EMEF Campos Salles, com base nos princípios da “Escola da Ponte” se deu ápos o estágio de observação na EMEF Des.Amorim Lima, feito pelo diretor da EMEF Pres. Campos Salles, no qual foi sempre acompanhado por representantes de professores, elaborou-se uma proposta que foi apresentada para as lideranças da comunidade de Heliópolis, para um grupo de cem jovens participantes dos projetos da UNAS , para os alunos e professores da Escola.Este processo de apresentação e discussão culminou com a reunião do conselho de escola no dia 27/09/2005.Participaram da reunião mais de sessenta pessoas, sendo que deste número apenas 21 delas eram conselheiras.
Este fato é muito importante porque revela a forte relação da escola com a comunidade e que o conselho não se restringe apenas aos 28 membros efetivos que no dia eram 21 pois seis haviam faltado.A reunião teve duração de três horas, foi aprovada pelo voto dos 21 conselheiros, foram feitas restrições à proposta apenas por um professor. P.11
5.2 Proposta metodológica com base nos princípios da Escola da Ponte.
Os três princípios: Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade serão vivenciados nas atividades desenvolvidas no cotidiano escolar por todos os alunos e também pelos profissionais que trabalham na escola. Todos serão aprendizes neste processo com o passar do tempo, estes princípios perpassarão toda a comunidade de Heliópolis através dos alunos, dos seus pais, da ação dos profissionais da escola e das lideranças que já estão envolvidas com o projeto.
Estes três princípios só farão sentido se articulados. Uma pessoa autônoma é uma pessoa livre, mas uma pessoa livre só pode fazer aquilo pelo qual possa responsabilizar-se e o que faz não pode prejudicar o outro. Viver de acordo com estes princípios não é fácil. É uma aprendizagem lenta e gradual. A EMEF Presidente Campos Salles tentará criar condições apropriadas para que estes princípios adquiram sentidos de acordo com a vivência de cada um.
Autonomia, responsabilidade e solidariedade exigem por parte do adulto que trabalha com a criança, uma nova mentalidade que a perceba como um ser integral, completo capaz de tomar decisões portador de saberes e capaz de organizar-se para aprender. Isso exige dos adultos uma nova postura em relação às crianças e aos adolescentes ou seja ajudá-los a se constituir como sujeitos autônomos, responsáveis e solidários e não se tornarem cópias dos adultos. Esta nova mentalidade exige que o adulto caminhe lado a lado da criança e do adolescente. P.11-12
5.2.1- Pág. 12- Avaliação como S, P, NS
Monitor é aquele que toma conta de um grupo de alunos, para orientá-los no estudo. Como o aluno está inserido num contexto, a função do monitor pode ir para além das paredes da escola.Ele acompanha permanentemente o processo de constituição do aluno como sujeito de sua aprendizagem que vai além do que se aprende na escola; o grupo é composto por alunos de séries diferentes no grupo de monitoria, as atividades têm como objetivo principal o exercício dos princípios de autonomia, responsabilidade e solidariedade.
Cabe ao monitor ser o incentivador das atividades escolares dos alunos dentro e fora da escola, acompanhar os alunos em suas dificuldades e até para além da escola, ajudar o seu grupo a tornar se um grupo de auto ajuda que extrapole os muros da escola, dar e garantir a fala do aluno.Para monitorar não é necessário saber os conteúdos mas os objetivos do Ensino Fundamental, das áreas do conhecimento e das disciplinas a serem traçadas pelo professor a partir das necessidades e interesses dos alunos.
5.2.1.1 Objetivo
Oportunizar aos alunos, professores e voluntários a convivência com os alunos de todas as séries do mesmo período:
1- Extrapolar o ambiente da sala de aula de forma que os alunos, professores e voluntários sintam-se inclusos na EMEF Presid. Campos Salles e na comunidade de Heliópolis e São João Clímaco;
2- Propiciar aos componentes do grupo espaço para que vivenciem os princípios da autonomia, responsabilidade e da solidariedade;
3- Contribuir para que os componentes do grupo valorizem a si mesmos, seus professores e demais funcionários da escola;
4- Aproximação da Educação formal e da Educação informal;
5- Facilitar a superação da mentalidade que vê a criança como um ser incompleto e a apropriação da mentalidade que a vê como um ser integral e que portanto é capaz de tomar decisões,organizar –se individual e coletivamente para aprender e viver por todos os adultos que com ela convive;
6- Dar suporte para que o aluno contribua para a consolidação da sua equipe de sala de aula;
7- Contribuir para que as decisões da sala de aula sejam pautadas pelos princípios da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade.
8- Contribuir para o surgimento de lideranças propositivas entre os alunos.
9- Fazer compreender que o verdadeiro conhecimento é fonte de esperança. P.13
Realização das atividades de pesquisa: p.14
1- Pesquisa – Será preparado um questionário pelo coletivo dos professores, com o objetivo de conhecer a realidade das famílias dos alunos.O monitor e o seu grupo visitarão as famílias de todos os alunos de sua monitoria para contato e também para responder ao questionário.Após o preenchimento do questionário por todas as monitorias, será feita a tabulação e a interpretação dos dados.esta pesquisa é fundamental para a construção do currículo da EMEF. Presid. Campos Salles.
2- História de vida – na comunidade de Heliópolis há muitas pessoas idosas e desempregadas que vivem praticamente isoladas.Precisam interagir, mas ninguém as procura.Os monitores incentivarão os alunos a procura-lás para virem à escola contar a sua história na monitoria.Os alunos estarão orientados
Para facilitarem o relato. A história deve seguir o seguinte roteiro: infância, adolescência, juventude, e velhice quando for o caso. O principal objetivo e oferecer referenciais para que o aluno se constitua como sujeito autônomo, responsável e solidário.
3- História da Família. Os alunos da monitoria serão divididos em duplas, cada componente escreverá a história do outro componente. Será dado prazo de alguns meses para a entrega das histórias do outro componente. Será dado prazo de alguns meses para entrega das histórias escolhidas pelos monitores individualmente, todos os monitores escolherão as cinco mais significativas. Posteriormente os professores formarão grupos de alunos para a apresentação das histórias para toda a escola e as famílias envolvidas, através de músicas, jogral, peças de teatro e etc. O principal objetivo desta atividade é levar os alunos a perceberem a função social da escrita e a importância da interação entre as famílias.
4- 5.3 – Pág. 15 - Organização Didática:
5- 5.3.1 Áreas de conhecimento
6- Uma das propostas do projeto e referência “Escola da Ponte” é a derrubada das paredes físicas que separam as salas de aula. A EMEF. Pres. Campos Salles em 2006 começou a derrubar as paredes, que separam as disciplinas ou matérias, com o objetivo de evitar a fragmentação dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares, as disciplinas foram agrupadas por áreas de conhecimento definidas como:
Agrupamento das áreas
Ciências Naturais ( Matemática e Ciências)
Linguagens e suas Tecnologias ( Português, Artes, Educação Fisica, Inglês e Informática)
Ciências Humanas e suas Tecnologias ( Historia e Geografia)
1. Planejamento comunitário entre os professores
2. Divulgação dos objetivos para todos
3. Divulgação, marketing da área.
6.0 Implementação do projeto “São Paulo é uma escola”
A nossa escola deu continuidade ao antigo projeto Escola Aberta pensando em dar um novo significado aos espaços e ao currículo escolar, propondo ações ações sócio-culturais de lazer e esportivas, promovendo a valorização do bem público, o protagonismo juvenil e a realação com a comunidade por meio da abertura da escola nos fins de semana, feriado, recesso e férias com atividades, tais como: karatê, Capoeira, música, Educafro, recreio nas férias, Vôlei (parceria com Ades e Rexona)
Iniciamos também, o trabalho com algumas ONGs no atendimento aos pré e pós horário com atividades de orientação de estudos e capoeira e monitoria. P.16
7.0 Objetivo
-Avançar no processo de construção de uma escola pública de qualidade com a participação de todos os segmentos, tornando-a viva e capaz de receber as influências da comunidade e influência-la no sentido de colaborar coma vivência democrática e avanço do processo educacional.
-Trabalhar a questão da cidadania levando todos os envolvidos a se sentirem responsáveis pela solução do problema da sua casa, sua rua, seu bairro, cidade, país e mundo.
-Desenvolver no cotidiano escolar atitudes que promovam a cultura da paz, e que através de ações conjuntas, planejadas e significativas sejam vivenciados os princípios de solidariedade, responsabilidade e autonomia.
-Trabalhar o reconhecimento das diferenças e valorização das pessoas, independente da sua etnia, posição social, sexo e religião;
-Criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
-Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na escola, evitando a evasão.
- Criar mecanismos de participação que traduzem o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
- Promover a integração escola-comunidade.
- atuar no sentido do desenvolvimento humano e social tendo em vista sua função maior de agente de desenvolvimento cultural e social na comunidade, a parte de seu trabalho educativo. P.17
8.2 Ações
- Caminhada pela paz, um ato que envolve toda a comunidade no sentido de enfatizar a importância da cultura da Paz e repúdio a todo e qualquer tipo de discriminação.
- Implementar o trabalho de monitoria utilizando os recursos que a escola já dispõe, bem como, aliar recursos humanos e materiais da comunidade ( Universidades, UNAS, ONGs, Posto de Saúde, etc) diversificando a dinâmica de sala de aula a fim de exercitar os princípios de solidariedade, responsabilidade e autonomia.
- construção de um currículo mais adequado à nossa realidade;
- desenvolver o trabalho em sala de aula em grupo de quatro alunos por grupo. P.19
-Através de visitas realizadas no “Projeto de tematização da prática e inclusão”promover a aproximação entre escola e comunidade com o intuito de beneficiar o aluno;
-Dentro do projeto Tematização da prática e inclusão , os participantes deverão realizar o levantamento das faltas dos alunos, preparar as visitas a serem realizadas e mapear as causas das faltas de evasão escolar;
-Elaborar trabalho de conscientização junto á comunidade e aos responsáveis, acerca da importância do estudo;
-Mostra cultural
-caminhada da paz. P.19
Objetivos do curso de ensino fundamental
-Perceber-se integrante, dependente e agente tranformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo efetivamente para melhoria do emio ambiente;
-Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, física, cognitiva, ética, estética de inter-relação pessoal e de inserção social, agindo na busca da cidadania.
-Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais ,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para i o mesmo respeito. P. 24
Objetivos da Educação de Jovens e Adultos
-Pleno e consciente perante uma sociedade constituída, compreendendo a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a dia, atitudes de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade e de repúdio ás injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. P.25
Objetivos e ações da direção
-atuar como elementos de ligação entre todos os segmentos da escola
-Estar presente no dia-a-dia da comunidade interagindo junto ás frentes de liderança.
-Trabalhar para o fortalecimento da relação escola-comunidade
-Trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem adequado a realidade do educando, adequando as necessidades. p.34
Outras Informações do PPP sem n° de pagina
BAIRRO:SÃO JÕA CLÍMACO
DIRETOR:BRAZ RODRIGUES NOGUEIRA
ASSISTENTE DE DIRETOR:MARIA HELENA MUNIZ
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
ANA MARIA CORREIA DE CARVALHO NOGUEIRA
AMÉLIA ARRABAL FERNANDEZ
Os alunos formam comissões de resolução de situações que ocorrem em sala de aula
O projeto pedagógico tem como princípios norteadores :
1-escola como centros de liderança
2-Tudo passa pela educação
3-Relevância da participação da comunidade no projeto político pedagógico
Parcerias 2007(nosso objetivo é de uma maior aproximação da escola com a comunidade, procurando envolver as famílias no aprendizado de seus filhos)
Educafro
Colégio judaico L.L PERETZ
Projeto Rexona/Ades de voleibol
Parceiros da criança
Equipamentos da UNAS Núcleos Sócios- Educativos
Geração Vida, agente jovem e Se liga galera- equipamentos da UNAS
Karatê segundas e quartas 19:30 e sábados 10:00 ministradas pelo diretor e uma escola voluntária.
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