quarta-feira, 8 de outubro de 2008

INTRODUÇÃO

OLHEM E ACHUUUU TEM QUE ARRUMAR



Este artigo foi desenvolvido como requisito para conclusão da Graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André sob a orientação do
Professor Edson Fasano.
No primeiro semestre de 2008 visitamos a escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles localizada no bairro do Heliópolis localizada na periferia de São Paulo, visitar uma escola que tem um projeto pedagógico bem diferente das outras escolas, nos instigou principalmente por que esta escola é inspirada em uma outra escola municipal a EMEF Amorin Lima localizada no bairro do Butantã região nobre de São Paulo, que por sua vez inspirou-se na Escola da Ponte em Portugal. Estamos falando aqui de uma escola democrática onde o principio é todos aprender com todo mundo, trazem uma visão diferente de aprendizado. Cada uma destas escolas tem características bem diferentes, pois estão inseridas realidades diferente. O projeto da EMEF Campos Salles está em fase de implementação segundo o Diretor Braz, que iniciou o projeto na escola em 1996, há todo um trabalho de conscientização e adaptação tanto dos alunos quando dos funcionários.
Esta escola acreditamos traz uma proposta diferente, claro além da já implementada dentro da escola, há um olhar para comunidade e tenta ainda que seja em fase inicial, integrar a comunidade com a escola. O bairro de Heliopoles é famoso por ter tido a maior favela do estado de São Paulo e pelo tráfico e as drogas.
A escola Campos Salles se defronta com uma realidade como tantas outras escola, está inserida no bairro onde drogas, a boca de fumo e brigas são coisas cotidianas. Nestes bairros por haver baixa atuação do poder público e o poder paralelo é quem domina, há uma “inversão de valores” e as crianças e adolescentes crescem e já conhecendo esta realidade. A escola tem um importante papel nestas comunidades um papel fundamental: a conscientização e a educação para a cidadania, mas não apenas a cidadania de direitos e deveres, uma cidadania plena e consciente de suas ações e de sua realidade.
A escola não pode mais fechar-se perante os problemas sociais, pois este já estão batendo a sua porta. Assistimos aos noticiários e ouvimos dezenas de casos de violência na escola, alunos que chegam ao ensino médio e não sabem ler, a gravidez precose. Hoje ouvimos relatos que a escola não esta fazendo nem ao seu objetivo mínimo o de alfabetização, não só ler e escrever mas que o aluno leia e compreenda um texto simples, a escola forma hoje analfabetos funcionais.
Hoje a “forma” como a escola está estruturada não dê mais resultados, não sirva mais para a sociedade, os alunos podem aprender muito mais coisas na internet do que nas aulas dos professores, a escola não é mais a única forma de transmissão de conhecimento. As transformações são muito rápidas, o conhecimento esta disponível para todos, nas não está acessível a todos, a escola perde espaço para a internet onde o conhecimento vem de forma rápida e fácil.
A escola Campos Salles encontrou um a solução para os problemas pelos quais passava, a democratização e a atuação desta na comunidade, estando a par dos problemas sociais do seus alunos a escola decidiu mudar trazer a comunidade para dentro da escola e a escola para dentro da comunidade.
A mudança inserção da escola na comunidade traz algo de novo para escola, traz mudanças tanto no comportamento como na forma de aprendizado e no que ela influência na comunidade?
Estas são as questões centrais da nossa pesquisa a interação entre a escola-comunidade.
Escolhemos este tema a partir de uma visita que fizemos no primeiro semestre de 2008 com os quarto anos de Pedagogia na escola, realizamos esta visita para fazer um estágio de observação, pois esta escola está implantando uma nova metodologia, de uma escola sem paredes, com a interdisciplinaridade, uma escola que está atuando diretamente com a comunidade no sentido de melhorar o ensino, melhorar o acesso da comunidade na escola, assim formando alunos mais críticos, participativos e interessados em realmente modificar a sociedade começando portanto modificando a sua realidade a sua comunidade.
A atualidade exige uma nova concepção de educação, que considere sua importante prática social, onde o poder ocorre não em níveis hierárquicos mas nas diferentes esferas de responsabilidade, garantindo relações interpessoais entre sujeitos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes, que possam se comunicar como atores sociais.
Esta nova proposta que a EMEF Campos Salles está implantando foi inspirada nos ideais da Escola da Ponte localizada em Portugal, e realmente nos chamou atenção visto que em nossos anos escolares observamos que a escola era sempre imersa numa ilha, totalmente fora do contexto de sua comunidade, de seus problemas, uma escola que parecia ser anexa a realidade, sendo apenas importante a transmissão do conhecimento científico, as notas, a avaliação, a vida da comunidade ao redor da escola nunca foi de seu interesse e nem seu principal foco.
A escola está em fase de implantação deste novo projeto mas já demonstra resultados significativos, graças a participação da comunidade na escola, da divisão de tarefas e do interesse dos alunos.
Os alunos como um dos personagens centrais do seu processo de ensino aprendizagem mostram-se mais dispostos a aprender, eles já conseguem relacionar as matérias a sua própria realidade e tornam-se mais pesquisadores a medida que buscam o conhecimento não somente em sala de aula, mas também através de pesquisas e ajuda entre os próprios colegas.
Assim ao observamos a escola EMEF Campos Salles foi possível que notássemos a importância que a comunidade exerce dentro e fora da escola, podendo contribuir para com a formação destes alunos, atuando em conjunto ambas as partes só tem a ganhar, assim como iremos relatar neste nosso trabalho de conclusão de curso através da experiência da escola citada,
A EMEF Campos Salles possui uma participação na vida da comunidade resultando no conhecimento do funcionamento da escola e de todos os seus componentes, proporcionando um contato permanente entre professor e aluno, um conhecimento mútuo, aproximando também as necessidades dos alunos sobre os conteúdos ensinados pelo professor, ou seja, o objetivo maior passou a ser a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e ainda a participação da comunidade na escola, refletindo sobre os recursos disponíveis, definindo os objetivos educacionais considerados mais adequados para os alunos, selecionando e organizando os conteúdos a serem ensinados distribuídos ao longo do tempo disponível, prevendo assim a avaliação.
Acreditamos que este tema apresenta uma grande importância para o cenário atual da Educação Brasileira, pois através da integração escola comunidade seria possível melhorar bastante a qualidade do ensino e da aprendizagem de crianças, jovens e adultos, pois estes realmente estariam engajados dentro da escola, melhorando a organização escolar, através de princípios de Gestão Democrática e participativa, cujo cada membro da comunidade teria sua importância e um espaço aberto para dialogar, propor melhorias e não somente sendo passivos e deixando a escola ser totalmente burocratizada e hierarquizada.
Esta escola é adepta dos princípios de liberdade e autonomia dos alunos, realiza projetos de inserção social como a caminhada pela paz, as mostras culturais,aulas de caratê projetos que visam a busca pela cidadania.
Nossa principal questão é que mudanças podem ser observadas na formação de alunos que vivenciam um projeto de integração Escola- Comunidade? Será que se tornam alunos mais críticos, autônomos e participativos?
Estas questões vão buscar responder a partir do confronto da teoria com a prática vivenciada por nós na EMEF Campos Salles, assim como outras questões que forem surgindo e que serão apresentadas nos demais capítulos.
Utilizaremos como instrumentos entrevistas que serão realizadas com um representante de cada segmento, pais, alunos, comunidade, professores, funcionários e direção, estas entrevistas serão qualitativas sem o objetivo de julgar, apenas expressando as diferentes opiniões salientando contudo a grande importância de cada uma para um melhor desenvolvimento e desempenho deste trabalho.
Também realizaremos a análise do Projeto Pedagógico da escola EMEF Campos Salles visando comparar se a teoria coincide com a prática vivenciada na escola.
É de suma importância tratarmos a educação, de forma positiva, traçando metas e desafios crescentes e tangíveis, como a interdisciplinaridade e a inserção da comunidade, dos alunos na participação e execução de atividades escolares bem como sugestões de quê e como fazer para que obtenhamos uma escola melhor.
Ao adotarmos o exercício interdisciplinar na escola, principalmente em sala de aula assim como ocorre na EMEF Campos Salles envolvemos todos os educadores de diferentes formações, alunos, e demais funcionários da equipe escolar conseguindo envolver e articular até mesmo os temas transversais às disciplinas, assim professores e alunos compartilham o aprendizado e constroem juntos o conhecimento.
Pretendemos refletir sobre a participação da escola na comunidade, qual o resultado na educação dos alunos e quais as melhorias para a comunidade, qual a importância desta nova proposta para a Educação e quais impactos que ela causa.

Para analisar a realidade e fazer uma reflexão sobre ela iremos discutir o Projeto Politico Pedagogico da Escola Campos Salles fazendo uma reflexão sobre ele com a realidade apresentada, observações da comunidade, entrevistas e relatos de moradores, alunos e professor faram parte do nosso material no campo documental, onde iremos confrontar com a realidade e com o campo teórico.
Os princípios destas escolas nos trazem a refletir alguns autores, que seram nossa referencia teórica como Moacyr Gadotti e José Eustáquio Romão na discussão sobre a Escola Cidadão, Cezar Munhoz, Vitor Henrique Pareo e Nilson José Machado em seu livro Projeto Escolar: Educação e Valores, onde discute a interdisciplinariedade e a teoria das redes de conhecimento.

Nenhum comentário: