segunda-feira, 6 de outubro de 2008

INTRODUÇÃO DO TCC

MENINAS TENTEI AO MÁXIMO FAZER A INTRODUÇÃO FICOU BOA, MAS VCS PODEM AJUDAR A MELHORAR PRINCIPALMENTE A LUCIANE NO QUE DIZ RESPEITO A COMUNIDADE VIU LEIAM E ALTEREM LOGO PARA MOSTRAR PRO PROFESSOR ATÉ QUARTA LUUUUUU VOU LER METADE DO LIVRO E FAZER O FICHAMENTO E VC LE A OUTRAMETADE OK DIVISÃO D ETAREFAS E LILIAN BESTA LI SEU E MAIL RSRSRSRSRS SEI QUE NÃO É INDIVIDUAL E SEI MUITO BEM TRABALHAR EM GRUPO RSRSRSRSR BJO



Este artigo foi desenvolvido como requisito para conclusão da Graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, localizada em Santo André, sob a orientação do Professor Edson Fasano.
O presente trabalho tem como ponto central de pesquisa a Integração Escolar da comunidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles localizada no bairro do Heliópolis, Município de São Paulo.
Escolhemos este tema a partir de uma visita que fizemos no primeiro semestre de 2008 com os quarto anos de Pedagogia na escola, realizamos esta visita para fazer um estágio de observação, pois esta escola está implantando uma nova metodologia, de uma escola sem paredes, com a interdisciplinaridade, uma escola que está atuando diretamente com a comunidade no sentido de melhorar o ensino, melhorar o acesso da comunidade na escola, assim formando alunos mais críticos, participativos e interessados em realmente modificar a sociedade começando portanto modificando a sua realidade a sua comunidade.
A atualidade exige uma nova concepção de educação, que considere sua importante prática social, onde o poder ocorre não em níveis hierárquicos mas nas diferentes esferas de responsabilidade, garantindo relações interpessoais entre sujeitos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes, que possam se comunicar como atores sociais.
Esta nova proposta que a EMEF Campos Salles está implantando foi inspirada nos ideais da Escola da Ponte localizada em Portugal, e realmente nos chamou atenção visto que em nossos anos escolares observamos que a escola era sempre imersa numa ilha, totalmente fora do contexto de sua comunidade, de seus problemas, uma escola que parecia ser anexa a realidade, sendo apenas importante a transmissão do conhecimento científico, as notas, a avaliação, a vida da comunidade ao redor da escola nunca foi de seu interesse e nem seu principal foco.
A escola está em fase de implantação deste novo projeto mas já demonstra resultados significativos, graças a participação da comunidade na escola, da divisão de tarefas e do interesse dos alunos.
Os alunos como um dos personagens centrais do seu processo de ensino aprendizagem mostram-se mais dispostos a aprender, eles já conseguem relacionar as matérias a sua própria realidade e tornam-se mais pesquisadores a medida que buscam o conhecimento não somente em sala de aula, mas também através de pesquisas e ajuda entre os próprios colegas.
Assim ao observamos a escola EMEF Campos Salles foi possível que notássemos a importância que a comunidade exerce dentro e fora da escola, podendo contribuir para com a formação destes alunos, atuando em conjunto ambas as partes só tem a ganhar, assim como iremos relatar neste nosso trabalho de conclusão de curso através da experiência da escola citada,
A EMEF Campos Salles possui uma participação na vida da comunidade resultando no conhecimento do funcionamento da escola e de todos os seus componentes, proporcionando um contato permanente entre professor e aluno, um conhecimento mútuo, aproximando também as necessidades dos alunos sobre os conteúdos ensinados pelo professor, ou seja, o objetivo maior passou a ser a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e ainda a participação da comunidade na escola, refletindo sobre os recursos disponíveis, definindo os objetivos educacionais considerados mais adequados para os alunos, selecionando e organizando os conteúdos a serem ensinados distribuídos ao longo do tempo disponível, prevendo assim a avaliação.
Acreditamos que este tema apresenta uma grande importância para o cenário atual da Educação Brasileira, pois através da integração escola comunidade seria possível melhorar bastante a qualidade do ensino e da aprendizagem de crianças, jovens e adultos, pois estes realmente estariam engajados dentro da escola, melhorando a organização escolar, através de princípios de Gestão Democrática e participativa, cujo cada membro da comunidade teria sua importância e um espaço aberto para dialogar, propor melhorias e não somente sendo passivos e deixando a escola ser totalmente burocratizada e hierarquizada.
Esta escola é adepta dos princípios de liberdade e autonomia dos alunos, realiza projetos de inserção social como a caminhada pela paz, as mostras culturais,aulas de caratê projetos que visam a busca pela cidadania.
Nossa principal questão é que mudanças podem ser observadas na formação de alunos que vivenciam um projeto de integração Escola- Comunidade? Será que se tornam alunos mais críticos, autônomos e participativos?
Estas questões vão buscar responder a partir do confronto da teoria com a prática vivenciada por nós na EMEF Campos Salles, assim como outras questões que forem surgindo e que serão apresentadas nos demais capítulos.
Utilizaremos como instrumentos entrevistas que serão realizadas com um representante de cada segmento, pais, alunos, comunidade, professores, funcionários e direção, estas entrevistas serão qualitativas sem o objetivo de julgar, apenas expressando as diferentes opiniões salientando contudo a grande importância de cada uma para um melhor desenvolvimento e desempenho deste trabalho.
Também realizaremos a análise do Projeto Pedagógico da escola EMEF Campos Salles visando comparar se a teoria coincide com a prática vivenciada na escola.
É de suma importância tratarmos a educação, de forma positiva, traçando metas e desafios crescentes e tangíveis, como a interdisciplinaridade e a inserção da comunidade, dos alunos na participação e execução de atividades escolares bem como sugestões de quê e como fazer para que obtenhamos uma escola melhor.
Ao adotarmos o exercício interdisciplinar na escola, principalmente em sala de aula assim como ocorre na EMEF Campos Salles envolvemos todos os educadores de diferentes formações, alunos, e demais funcionários da equipe escolar conseguindo envolver e articular até mesmo os temas transversais às disciplinas, assim professores e alunos compartilham o aprendizado e constroem juntos o conhecimento.
Pretendemos refletir sobre a participação da escola na comunidade, qual o resultado na educação dos alunos e quais as melhorias para a comunidade, qual a importância desta nova proposta para a Educação e quais impactos que ela causa.
. Na metodologia iremos confrontar se os referenciais teóricos são vivenciados na prática escolar ou se são adaptáveis a realidade dos alunos na relação escola e comunidade.
O campo teórico englobou os seguintes autores: Vítor Henrique Páreo, Nilson Jóse Machado, Moacyr Gadotti, Cezar Munhoz.

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