domingo, 28 de setembro de 2008

meu fichamento

Fichamento do Livro-Gestão Democrática da Escola Pública- Vítor Henrique Paro

“...Não há dúvidas que podemos pensar na escola como instituição que pode contribuir para a transformação social...”p.10

A escola seria o principal ambiente para esta transformação , educando as crianças que posteriormente instruiriam seus pais, tios e ávos, a serem cidadãos melhores, mais críticos e participativos, podendo assim , contribuir para com a mudança da sociedade.

“...Se queremos uma escola transformadora, precisamos transformar a escola que temos aí...”p.10

Se desejamos uma mudança na escola, temos que inicialmente modificar a escola que fazemos parte ou que esta perto da nossa comunidade ou bairro.

“...A necessidade de a escola organizar-se democraticamente com vistas a objetivos transformadores...”p.12

Esta mudança na escola só ocorrerá com a união dos guetos , ou seja com a união da escola e da comunidade em busca de um objetivo amplo e único que é a melhoria da educação do ensino, integrando assim objetivos em comum, para poder transformar esta escola para melhor.

“...Outro aspecto importantíssimo do problema da participação da comunidade na escola, e que requer medidas corajosas, refere-se ao provimento de condições para que os membros das camadas exploradas participem da vida escolar.Não basta permitir formalmente que os pais dos alunos participem da administração da escola;é preciso que haja condições materiais propiciadoras dessa participação...”p.13

Neste trecho podemos entender que, não basta só permitir formalmente a participação dos pais na administração da escola, mas também oferecer suporte naquilo que for necessário e recursos para realizar benfeitorias no ambiente escolar,propiciando assim maiores melhorias, dentro de um ambiente agradável e acolhedor que é a escola.

“...A participação da comunidade na gestão da escola pública encontra um sem número de obstáculos para concretizar-se...”p.16

Este trecho realmente é real, visto que muitas das escolas tentam esta parceria e desistem devido as inúmeras dificuldades, mas na escola Campos Salles esta parceria escola-comunidade está sendo implantada aos poucos, enfrentando obstáculos que em sua maioria são ultrapassados e conseguindo ótimos resultados.

“...ganha maior importância a participação da comunidade na escola, no sentido, anteriormente mencionado de partilha de poder por parte daqueles que se supõe serem os mais diretamente interessados na qualidade de ensino...”p.17

Assim sendo julgam ser de extrema importância a preocupação e a participação da comunidade na escola, visto que são protagonistas dentro dela, portanto podem e devem participar das decisões escolares, e propor inclusive melhorias e objetiovos a serem alcançados para que assim haja um melhor desempenho escolar por parte dos professores, alunos e direção.

“...A participação da comunidade na escola como todo processo democrático, é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de se refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação...”p.17-18

Antes de pensarmos nesta integração escola comunidade é necessário fazer uma sondagem pontuando as reais necessidades de ambos para que assim seja possível traçarmos metas a serem atingidas ao longo do tempo, este não é um processo rápido, mas sim um processo trabalhoso que requer paciência e cooperação de ambas as partes.

“...Se a escola, em seu dia- a –dia está permeada pelo autoritarismo nas relações que envolvem direção, professores, demais funcionários e alunos, como podemos esperar que ela permita, sem maiores problemas, entrar aí a comunidade para, pelo menos exercitar relações democráticas?...”p.25

Esta é uma questão real enfrentada pelas escolas no sentido da integração, pois ao mesmo tempo que a escola é um órgão que educa para a cidadania, para a autonomia e criticidade ela é hierarquicamente controlada por órgãos superiores o que nos faz pensar que ela é totalmente fechada não podendo contar com a participação democrática da população.

“...quando se sabe do pouco estímulo que a escola oferece a participação e do escasso conhecimento que os integrantes da comunidade possuem sobre os reais interesses e aspirações da comunidade...”p.26

A escola demonstra ser fechada e totalmente controlada por órgãos superiores e a comunidade não demonstra ser unida e compreender as reais necessidades de seu bairro e de seus membros, dificultando esta integração.

“...Entre os membros da população usuária da escola, foi possível perceber a consciência de alguns sobre o desinteresse do pessoal da escola em participar dos problemas da comunidade onde ela se encontra...”p.27

Na própria escola portanto foi possível perceber esta falta de interesse pelos problemas que cercam a comunidade, realidade que é encontrada em diversas escolas, que somente se preocupam com os problemas no interior da escola, não percebendo assim que os problemas da comunidade afetam e muito no desempenho escolar de seus alunos.

“...Se a escola não participa da comunidade, por que irá a comunidade participar da escola?...”p.27

Questão importantíssima que surgiu neste livro demonstrando que deve haver a recíprocidade em ambas, diante das dificuldades que podem ser encontradas e na busca da resolução destas dificuldades e assim melhorando o funcionamento e a união das duas, da escola e da comunidade.

“...A necessidade de a escola se aproximar da comunidade procurando auscultar seus reais problemas e interesses..."p.27
"...A luta pela participação coletiva e pela superação dos condicionantes deve compor um só processo, de modo que avanços em um dos campos levem a avanços no outro, de forma contínua e interdependente..."p.27

Tanto a escola cmo a comunidade devem perceber-se como órgãos importantes e dialéticos, assim quando um dos órgãos melhorar consecutivamente o outro também melhorará.

"...Esta constatação aponta para a necessidade de a comunidade participar efetivamente da gestão da escola de modo a que esta ganhe autonomia em relação aos interesses dominantes representados pelo Estado..."p.40

A comunidade deve participar da gestão da escola para representar as reais necessidades da comunidade, propor idéias para melhoria da comunidade portanto para melhoria da escola, pois só assima escola poderá melhorar em vários aspectos, e ultrapassar as imposições feitas pelo Estado.

"...Na medida em que aqueles que mais se beneficiam de uma democratização da escola puderem participar ativamente das decisões que dizzem respeito a seus objetivos e as formas de alcança-los..."p.40(PARO, et al 1988p.228).

"...Não basta, entretanto, ter presente a necessidade de participação da população na escola.É preciso verificar em que condições essa participação pode tornar-se realidade..."p.40

A comunidade não basta somente dizer que participa da escola, esta participação tem que ser notada não somente no que diz respeito a participação através de reuniões, festas entre outros mas também uma participação crítica na organização escolar, no alcance dos objetivos, na ajuda de tarefas escolares a participação relamente deve ser efetiva.

"...A partir das insatisfações das pessoas e grupos envolvidos(pessoal escolar,alunos e comunidade)que ao tomarem consciência das dificuldades, podem desenvolver ações para superá-las, que exigem, para sua superação, a participação de pessoas que, de outra forma dificilmente estariam envolvidas com as questões escolares..."p.45

A escola só tem condições de melhorar contando com a participação de seus membros, da equipe escolar e da comunidade pessoas que estão internamente ligadas ao cotidiano escolar e sabem das reais necessidades que a escola tem.

"...diz respeito mais precisamente à oportunidade que especialmente pais e membros da comunidade têm de, ao se envolverem com sua ajuda na resolução de problemas da escola, adquirirem mais conhecimento e familiaridade com as questões escolares, de modo a também poderem influir em decisões que aí se tomam..."p.45

"...A existência de mecanismos de ação coletiva como a associação de pais e mestres(APM) e o conselho de escola, que deveriam propiciar a participação mais efetiva da população nas atividades da escola,parece não estar servindo satisfatoriamente a essa função, em parte devido ao seu caráter formalista e burocrático..."p.45-46

O autor cita que estas associações de pessoas em prol da escola parecem não estar contribuindo para a melhoria dela na prática, devido ao seu caráter burocrático e a algumas imposições talvez que lhes são impostas, daí a necessidade da participação coletiva que não teria este controle burocrático, portanto poderia atuar e melhorar na prática a instituição escolar.

"...Na persepectiva de uma participação dos diversos GRUPOS na gestão da escola, parece que não se trata de ignorar ou minimizar a importância destes conflitos, mas de levar em conta sua existência, bem como suas causas e suas implicações na busca da democratização da gestão escolar, como condição necessária para a luta por objetivos coletivos de mais longo alcance como o objetivo oferecimento de ensino de boa qualidade para a população..."p.47

"...Se estamos interessados na participação da comunidade na escola, é preciso levar em conta a dimensão em que o modo de pensar e agir das pessoas que aí atuma facilita/incentiva dou dificulta/impede a participação dos usuários..."p.45

"...para isso é importante que se considere tanto a visão da escola a respeito da comunidade quanto sua postura diante da própria participação popular..."p.47

A escola tem que mostrar-se receptiva e acolehdora diante da participação popular.

"...É como mecanismo de controle democrático do Estado que se faz necessária a presença dos usuários na gestão da escola.Para isso, o importante não é seu saber técnico, mais a eficácia com que defende seus direitos de cidadão, fiscalizando a ação da escola e colaborando com ela na pressão junto aos órgãos superiores do Estado para que este ofereça condições objetivas possibilitadoras da realização de um ensino de qualidade..."p.53

"...Como a própria instituição escolar não possui mecanismos institucionais que, por si, conduzem efetivamente a um processo de participação coletiva em seu inetrior, a inexistÊncia dessa previsão por parte da direção ou dos educadores escolares fecha mais uma prova que poderia levar á implementação, na escola, de um trabalho cooperativo..."p.54
Muitas vezes por dentro da escola, os funcionários, a equipe docente não se preocupa diante das reais necessidades da comunidade, sendo algo fechado, a comunidade entra na instituição escolar diante desta necessidade de um olhar mais amplo e não tão redundante.

"...Nesta sociedade , o ensino passa a ser percebido como mais uma "mercadoria" a ser adquirida de uma "unidade de produção" que é a escola.Como outra mercadoria qualquer a educação escolar passa a ser vista também como se sua produção se desse independentemente da participação do consumidor em tal processo..."p.58

A própria comunidade em si muitas vezes não percebe que é co-produtora de seu processo de ensino-aprendizagem sendo totalmente necessária a sua real preocupação com a unidade escolar, não tratando o ensino como uma mercadoria apenas cobrando vagas, merenda, como se tudo fosse somente obrigação do Estado, a comunidade deve se notar como um membro forte e crítico diante das reais necessidades escolares, reivindicando e ajudando a escola a conseguir melhorias para ambas as partes.

A participação efetiva da comunidade na escola é um fator ainda em fase de implantação, possuindo maiores resultados em algumas escolas, e menores em outras.
Esta integração escola-comunidade é de fundamental importância pois somente assim, seria possível uma real melhoria de ambas instituições.
O aluno, bem como seus pais e a comunidade em si devem perceber-se integrantes deste processo de modificação e melhoria escolar, assim como a escola deve manter sua s portas abertas e fornecer os materiais necessários para esta efetiva participação.
Agindo em conjunto acreditamos que é possível alcançar objetivos amplos melhorando as condições da escola, da comunidade e sua junção, assim satisfazendo ambas as partes e resulatndo em um melhor processo de ensino aprendizagem.

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