O PENSAMENTO PEDAGÓGICO AFRICANO
A cultura africana não se desenvolve de forma unitária em todo seu território. As diferenças de níveis de cultura, explicam os diferentes comportamentos frente aos movimentos de libertação.
Na África pré-colonial, não existiam escolas, mesmo assim as crianças eram educadas, elas aprendiam fazendo e vindo em contato com os mais velhos. Ouvindo as histórias dos mais velhos, aprendiam histórias tribais e o relacionamento de suas tribos com outras. A educação era portanto informal.
O sistema educacional na Tanzânia era cooperativo e não individual, o conceito de qualidade e responsabilidade condizia com qualquer habilidade, seja ela agropecuária ou ligada a atividade econômica.
Não se trata apenas de organização escolar ou de currículo, os valores sociais são formados pela família, escola e sociedade, ou seja, pelo ambiente global que envolve a criança.
Um povo iletrado não é necessariamente um povo ignorante, o conhecimento pode ser passado de forma oral, de geração a geração, mesmo sem a existência de escolas.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO LATINO AMERICANO
As metodologias em uso nas escolas têm um enfoque verbalista, o professor expõe idéias retiradas de livros, de onde o aluno retira todas as suas percepções formais do saber.
A escolha assemelha-se a uma fábrica, onde o professor fala e o aluno absorve as informações por aquele passadas.
Todas as instituições vinham com respostas prontas. Ao aluno basta memorizar as informações.
Nos dias de hoje com a diversidade de informações, a comunicação se tornou mais diferenciada entre as comunidades e também em relação a natureza. As percepções visuais e sonoras são fundamentais ao ato de conhecer.
A compreensão não vem depois da audição ou da visão, a linguagem total introduz o homem num universo de percepções, a percepção opera integrando os diversos sentidos.
A pedagogia da linguagem total leva ao prazer novo e motivador da aprendizagem, o aluno está sempre querendo estimular suas sensações e percepções.
Tanto alunos como professores para realizar a autêntica educação, têm que se colocar em estado de comunicação intenso, indo um em encontro ao outro.
Fonte:
http://paginas.terra.com.br/educacao/teletrabalho/pedago_historia.htm
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lilian, me passa por email o Fichamento pois não tenho mais o modelo.pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee thankssssssssssssssssssssssss
Postar um comentário